O Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública na cidade de Picos, no sudeste do Piauí, após famílias serem afetadas pelas chuvas e enchentes registradas nos últimos dias. A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional.
Com o reconhecimento, a administração municipal pode solicitar recursos junto ao Governo Federal para ações de defesa civil. Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) está em Picos, realizando visitas aos bairros destruídos pelas chuvas.
Com isso, o órgão irá fazer um levantamento e registro dos danos causados pelas enchentes na região. Além disso, a equipe também colabora com a elaboração dos planos de trabalho, em que são elencados as metas e os valores solicitados para liberação de recursos.
Governo do Piauí decretou estado de calamidade
Ainda nessa quinta-feira (16), o governador em exercício Themístocles Filho (MDB) decretou o estado de calamidade pública em Picos. O decreto, que tem validade de 90 dias, prevê o acionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública para adotarem as “medidas necessárias à restauração da normalidade”.
Prefeito também decretou estado de calamidade
O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), declarou estado de calamidade pública no dia 14 de janeiro. Na ocasião, ele também instituiu um gabinete de crise emergencial, que também conta com o apoio do Exército Brasileiro.
Confira o decreto do Governo Federal