O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou sua operação de número 176 na qual prendeu 14 pessoas, no início da manhã desta quinta-feira (16), nos bairros Três Andares, Vila Jerusalém, Vila Costa Rica e Parque Rodoviário. Entre os detidos, destaca-se a prisão da matriarca de uma família, uma senhora de 60 anos, além de três netos menores de idade e um filho, todos acusados de participação em tráfico de drogas. As equipes também apreenderam drogas, máquinas de cartão de crédito usadas no pagamento de entorpecentes e uniformes de aplicativos de entrega, utilizados como disfarce para transporte das drogas.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, a operação foi crucial para atingir células criminosas, principalmente ligadas a um núcleo familiar envolvido com o tráfico de drogas e a facção Bonde dos 40.
“Essa operação deu continuidade à identificação de um núcleo familiar já investigado na Operação DRACO 47, no ano de 2023, que continua sendo um alvo importante para desarticular atividades criminosas na região”, afirmou o delegado.
A operação é um desdobramento da Operação DRACO 47, realizada no dia 4 de julho de 2023, e tem como objetivo principal reduzir significativamente os índices criminais, desarticulando a estrutura de atuação de uma facção criminosa.
Durante a operação, o Draco cumpriu 10 mandados de busca e apreensão, com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), BEPI/PM-PI, BOPE/PM-PI, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Deccoterc, 8ª Delegacia Seccional – Divisão 2, 3ª Delegacia Seccional – Divisão 1, e Guarda Municipal de Teresina.