A Assembleia Legislativa do Piauí reabriu os trabalhos nesta segunda-feira (05), após recesso parlamentar. Em conversa com o GP1 , o presidente da Casa, deputado estadual Franzé Silva (PT), disse que o retorno foi planejado para que se tenha um funcionamento similar ao primeiro semestre.
Ele citou como exemplo a unificação das comissões técnicas da Casa onde, de acordo com Franzé Silva, foi feito um trabalho articulado para o bom andamento das atividades parlamentes.
“Temos desafios a serem vencidos, a reforma estrutural é uma das nossas metas, mas também a questão tecnológica. Entregamos no início do semestre passado um novo sistema de votação eletrônica com painel de primeiro mundo, e esse painel é um desses complementos da votação remota que acontece no Congresso Nacional e vai acontecer aqui numa qualidade igual ou melhor”, disse Franzé.
O presidente da Alepi explicou que ainda nesta segunda-feira, os parlamentes vão fazer o cadastro das digitais para que sistema de votação híbrida pode começar a funcionar. “Já fizemos os testes e hoje vamos cadastrar as digitais dos parlamentares para que possam participar remotamente pelo celular, assim como os deputados federais e senadores fazem no Congresso Nacional com o mesmo grau de segurança, com o mesmo grau de transparência”, explicou.
Franzé ainda antecipou que na próxima quarta-feira (07), será realizada a primeira reunião da Mesa Diretora para que sejam estabelecidas as regras de funcionamento do sistema híbrido na Assembleia Legislativa.
“A população vai acompanhar a votação de cada um dos parlamentes. Na quarta teremos uma votação da Mesa Diretora e vamos fazer o regramento da quantidade participações remotas. Na realidade, queremos funcionar de forma híbrida, a Assembleia não pode ficar só virtualmente”, acrescentou o presidente da Alepi.