A cidade de Teresina amanheceu nesta sexta-feira (16) em clima de celebração pelo seu aniversário de 172 ano. Por ser um lugar preenchido com a vívida fé de seus moradores, a data em que é comemorada o nascimento do município também é o dia de comemorar a sua padroeira, Nossa Senhora do Amparo. Com isso, é realizado neste 16 de agosto, na Igreja Matriz de Teresina, a missa solene em homenagem à padroeira e em ação de graças pelo 172º ano da fundação da capital piauiense, a primeira cidade planejada do Brasil.

Durante a celebração, o prefeito Dr. Pessoa comemorou esta data, que relembra a população o orgulho de ser teresinense. “É um povo ordeiro, um povo amável, um povo que a gente pode chamar de família. É diferente das demais capitais do Brasil. Essa Teresina que completa 172 anos, com esse perfil de família, com esse amor que ultrapassa até o Rio Parnaíba”, afirmou.

A solenidade foi presidida pelo arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, que felicitou a capital pela história, formação cultural e pelo seu povo receptivo.

“É uma grande alegria para nós que nos sentimos acolhidos aqui nessa cidade, que não é só cidade verde, mas é sobretudo cidade acolhedora. Nesse momento em que celebramos 172 anos [de Teresina], nosso olhar se volta para o passado, da memória desta bela cidade, daqueles que aqui construíram tanto o aspecto religioso. Ela nasceu sob a bênção de Deus, e sob a proteção de Nossa Senhora do Amparo”, disse o arcebispo.

Programação

Seguindo o cronograma divulgado pela Prefeitura de Teresina, logo após a missa, às 11h, acontece a sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores, situada na Avenida Marechal Castelo Branco.