A Superintendência de Operações Integrada da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou na manhã desta quarta-feira (14), a sexta devolução de aparelhos celulares, oriundos de roubos e furtos no Piauí. Ao todo, 271 celulares serão restituídos.

O edital de convocação foi publicado no site e no Instagram da SSP nessa segunda (12). Ao GP1, o delegado Matheus Zanatta explicou como funciona o processo para chamar os donos originais dos aparelhos. “Na última segunda-feira, nós publicamos o edital de convocação no site e no Instagram da Secretaria de Segurança Pública. Ontem [terça-feira], a partir das 14 horas, notificamos essas pessoas para eles estarem vindo aqui na sede da Secretaria e estarem recebendo seu bem de volta. Notificação foi feita via WhatsApp. Se você trocou de telefone e não atualizou no boletim de ocorrência, você não recebeu a notificação, por isso tem que ficar atento ao edital de convocação”, disse.

Foto: Divulgação/ Ascom
Celulares recuperados

O delegado também pontuou que mais 50 aparelhos serão restituídos na próxima semana, em conjunto com a 4ª Delegacia Seccional. Ainda conforme Zanatta, o processo de devolução é referência nacional, gerando impactos no número de roubos de celulares em Teresina.

“Nós já estamos com uma diminuição de 42% no roubo de celulares aqui na cidade de Teresina, nesses sete primeiros meses em comparação com o mesmo período do ano passado. Somente no mês de agosto, em comparação com agosto de 2023, já estamos com uma redução de 59% no roubo de celulares aqui na capital”, detalhou.

Por fim, o delegado ressaltou que todas as pessoas intimadas, que estão em posse de um celular roubado, tragam os aparelhos em boas condições. “Nós sempre pedimos, usando o bom senso, que tragam o celular em boas condições, até porque a vítima quer receber em boas condições do jeito que foi subtraído. Então por isso que os celulares que estão sendo restituídos, todos eles estão em boas condições e para pronto uso”, concluiu.