O lançamento da Taça das Favelas Piauí 2024 contará com a presença de Cafu, lateral pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira. O evento será no sábado (13), no Teatro 4 de Setembro, no Centro de Teresina, às 9h. O ex-jogador irá realizar uma palestra com atletas que irão disputar a competição e receberá o título de Cidadão Teresinense pela Câmara Municipal de Teresina.

“Eu, capitão Cafu, estarei aí no Piauí no dia 13 de julho para bater um bolão, falar sobre esporte, juventude, cidadania, comprometimento, foco, determinação e vou falar um pouquinho da minha trajetória com vocês também, não percam”, disse pentacampeão mundial em vídeo gravado para a divulgação do evento.

Foto: Lucas Dias/GP1
Cafu

A Taça das Favelas Piauí 2024 é um campeonato sub-17 realizado pela Central Única das Favelas (CUFA). As inscrições foram abertas no ano passado e 100 times se inscreveram, mas apenas 32 foram aprovados, sendo 25 masculinos e sete femininos. Muitos times ficaram fora por regulamento, não apresentado comprovante escolar dos atletas. As partidas terão dois tempos de 30 minutos, com um intervalo de cinco minutos.

“Temos uma dinâmica própria, assim como nosso próprio regulamento, então no ato da inscrição, entre os documentos que pedimos aos times é o comprovante de frequência escolar de cada jogador. Ninguém joga sem estar matriculado na rede de ensino, é um incentivo e evita evasão escolar”, explica Nei Pereira, um dos coordenadores da Taça.

Foto: Lucas Dias/GP1
Cafu tirando foto com os participantes da abertura da Taça das Favelas 2023

Cafu é o embaixador da Taça das Favelas, maior campeonato entre favelas do mundo que nasceu em 2012 e revelou nomes como o do volante Patrick de Paula. Chamado de “Favelão”, a primeira edição nacional foi realizada em 2022 e ocorreu na Arena Barueri, em São Paulo. Além da competição de futebol, o evento também oferece antes do início dos jogos, em todos os estados que recebem o projeto, workshops sociais para jogadores e técnicos, que vão desde cuidado com a alimentação até educação financeira.

“Para que os atletas sigam o caminho da educação e não sejam seduzidos pela violência das ruas, sabemos o quanto é importante para o jovem ter boas referências hoje em dia. Por isso estamos trazendo novamente o capitão Cafu, que é uma inspiração positiva a quem ama futebol, pela sua trajetória, por tudo que conquistou, por ter conduzido a seleção brasileira e erguido o troféu do Penta, assim nós cumprimos um papel social importante”, comentou Valciãn Calixto, presidente da CUFA Piauí.