A Universidade Federal do Piauí (UFPI) retorna as atividade acadêmicas nesta quarta-feira (03), dando continuidade do período letivo 2024.1. Com a volta das atividades, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes se reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores da UFPI e com a Associação de Docentes da UFPI (ADUFPI), onde foi decidido a reformulação no calendário acadêmico.

O retorno das atividades acadêmicas ocorre após o fim da greve dos docentes e dos técnicos-administrativos. O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, informou a importância da volta às atividades e destacou que a instituição federal está preparada para receber os alunos e professores.

Foto: Lucas Dias/GP1
Universidade Federal do Piauí, UFPI

“Nós estamos aqui, neste dia 3 de julho de 2024, retornando as atividades acadêmicas como um todo, desde o primeiro período que se iniciou lá atrás e agora, depois da greve, voltamos novamente a ação. A Universidade está preparada para este retorno e devemos contribuir todos em conjunto, alunos, professores, técnicos-administrativas, prestadores de serviço, para que isso ocorra da melhor forma possível”, disse o reitor.

O novo calendário compartilhado pela instituição marca o retorno das aulas para esta quarta-feira (03), que seguem até o dia de 18 de julho de 2024. Após isto, a partir do dia 19 de julho, iniciam as férias docentes, que terminam no dia 10 de agosto. Em sequência, o período 2024.1 retorna no dia 11 de agosto e termina 10 de setembro.

Já o período 2024.2 está marcado para iniciar no dia 08 de outubro e segue até o dia 25 de fevereiro, com o recesso marcado para dia 24 de dezembro até o dia 05 de janeiro de 2025. Segundo o reitor, os ajustes feitos no calendário foram feitos em consenso com a ADUFPI e os representantes dos estudantes. Além disso, ele assegurou que o calendário ainda pode sofrer alterações.

“Estamos tentando construir coletivamente de todas as formas para que atendam as necessidades e as particularidades de todos os segmentos sociais que compõem a universidade. É importante dizer que a administração ouviu o sindicato ADUFPI e também representantes dos estudantes. Nós estivemos numa reunião com a ADUFPI, a associação de pós-graduandos e o representante do DCE e fechamos uma proposta inicial. Até que essa proposta seja aprovada pelo Conselho de Ensino de Pesquisa e Extensão, ela pode ser modificada, não tem problema”, informou Gildásio Guedes.

Confira como ficou o calendário da UFPI:

2024.1

Retorno das atividades: 03/07 até 18/7
Férias docentes: 19/7 a 10/8
Retorno das aulas: 11/08 até 10/9

2024.2
Início das aulas: 8/10
Recesso Escolar: 24/12 até 05/01
Fim do período: 25/02