O Instituto Datamax divulgou nesta segunda-feira (29) os números da mais nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de São Gonçalo do Piauí, apontando a liderança absoluta do pré-candidato Verlandim (PT) com 58,54% dos votos válidos. O levantamento foi realizado nos dias 19 e 20 deste mês, quando o Datamax entrevistou 300 eleitores nas zonas urbana e rural do município.
Votos válidos
Na pesquisa estimulada, considerando apenas os votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), Verlandim é o primeiro colocado com expressivos 58,54% contra 41,46% da pré-candidata Gerlane Cabral (MDB).
-
Verlandim (PT)
-
Gerlane Cabral (MDB)
Estimulada
No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Verlandim lidera a disputa para a Prefeitura de São Gonçalo do Piauí com 48% dos votos, seguido pela pré-candidata Gerlane Cabral que aparece com 34%. Um percentual de 15,67% não soube responder ou não opinou e 2,33% manifestou a intenção de anular o voto ou votar em branco.
-
Verlandim (PT)
-
Gerlane Cabral (MDB)
-
Não opinam
-
Branco ou Nulo
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são citados pelo instituto, Verlandim surge com 41,33% seguido da pré-candidata Gerlane Cabral com 30,33%. Não sabem ou não opinam somam 26,33% e 2% disseram que vão votar em branco ou nulo.
-
Verlandim (PT)
-
Gerlane Cabral (MDB)
-
Não opinam
-
Branco ou Nulo
Rejeição
O Datamax também procurou extrair do eleitorado em quem eles não votariam de jeito nenhum para gerir os destinos de São Gonçalo do Piauí. Nesse quesito a pré-candidata Gerlane Cabral aparece como a mais rejeitada, com 30,33% , seguido de Verlandim com 25,67%. Um percentual de 31,67% não tem rejeição a nenhum dos pré-candidatos.
-
Gerlane Cabral (MDB)
-
Verlandim (PT)
-
Não rejeitam nenhum
Ficha técnica
A pesquisa do Instituto Datamax foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-04002/2024, com uma margem de erro de 5,50%, para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.