Mesmo já classificado, o Altos fez seu dever de casa, venceu o Cametá por 2 a 1 e se consolidou vice-liderança do grupo A2 do Brasileirão Série D 2024. O duelo foi neste domingo (21), pela 14ª e última rodada da fase de grupos, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Agora o Jacaré se prepara para enfrentar o Princesa de Solimões na segunda fase da competição. Já o time paraense se despede do torneio.
Primeiro tempo
Precisando mais do resultado, foi o Cametá que criou as duas boas chegadas da partida. A primeira aos dois minutos, em cobrança de falta que parou nas mãos do goleiro. A segunda foi aos oito, em finalização de fora da área que também foi parada por defesa de Vinícius. O Altos não parecia o mesmo do time dos últimos jogos e não mostrava nenhum poderio ofensivo e de criação. Por outro lado, o time paraense seguia tentando, mas faltava capricho.
A partida estava mais truncada e com pouca movimentação. Com isso, as melhores jogadas voltaram a acontecer aos 34 minutos. Na ocasião, Arthurzinho recebeu ótimo passe em profundidade na lateral e chegou chutando para defesa do goleiro. O Cametá respondeu logo em seguida, aos 35, em lance parecido com o do Altos, que terminou em finalização tirando tinta do travessão.
Aos 46 minutos, o Altos reagiu após Dieguinho aproveitar sobra na entrada da área e chutar para Ferrari ir buscar no cantinho. Aos 47, o Jacaré chegou perto novamente, depois de uma bola ser alçada na área e Leandro Amorim cabecear rente ao travessão, prevalecendo o 0 a 0 no placar.
Segundo tempo
As equipes não voltaram do intervalo com o mesmo ímpeto e faltou emoção, criatividade e lances de gol no início do segundo tempo. Até que aos 16 minutos, Rhuaan recebeu cruzamento dentro da área e cabeceou no chão para balançar as redes para o Altos. O Jacaré seguia mais efetivo e ampliou aos 23, em um golaço de Digão. Na ocasião, a pelota foi afastada da área, o cria da casa aproveitou a sobra, dominou no peito, colocou a bola no chão e finalizou como manda o figurino, da meia lua, para acertar no ângulo.
O Cametá só teve uma chance real aos 36 minutos. Na ocasião, Papel foi derrubado por Du Santos na área e o árbitro marcou pênalti. O jogador do time paraense foi para a cobrança e Vinícius foi buscar com ótima defesa. O Altos respondeu logo em seguida, aos 38, após contra-ataque que parou com Rhuann cara a cara com o goleiro, que levou a melhor com defesa.
O Cametá insistiu e conseguiu diminuir aos 41 minutos. Após bate e rebate dentro da área, a bola pegou na mão de Leandro Amorim e o árbitro marcou outro pênalti. Hériclis foi a cobrança e bateu forte no cantinho, sem chances para o goleiro, que ainda pulou no canto, mas não foi o suficiente.
Retrospecto e próximos compromissos
Com a vitória, o Altos se consolidou na vice-liderança do grupo A2 com 24 pontos e agora enfrentará o Princesa de Solimões, pela segunda fase do Brasileirão Série D 2024, ainda sem datas e locais definidos pela CBF. Por outro lado, o Cametá encerrou sua participação na temporada 2024 na quinta posição com 16 pontos e não conseguiu avançar.