A comissão provisória do Partido Social Democrático ( PSD ) de Monsenhor Gil, representado pelo seu presidente, vereador João José de Abreu Filho , ingressou, no dia 3 de julho deste ano, com representação contra os responsáveis pelo perfil do Instagram denominada “Monsenhor Gil News”. A ação tramita na 58ª Zona Eleitoral de Monsenhor Gil.
Segundo o PSD, a página fez postagens depreciativas contra o pré-candidato a prefeito, Evandro Leal de Abreu, e o atual prefeito, João Luiz Carvalho . “As postagens realizadas pela página vêm atribuindo ao Pré-Candidato a Prefeito e atual Vice-Prefeito, Sr. Evandro Leal de Abreu, bem como ao atual Prefeito, Sr. João Luiz Carvalho, práticas desonestas e fraudulentas, de caráter depreciativo, ofensivas, e seletivas, afetando diretamente a honra e a imagem destes perante a comunidade local e o eleitorado do Município de Monsenhor Gil-PI”, consta trecho da denúncia.
Conforme o denunciante, o perfil também usa estratégias de “impulsionamento” e de “inteligência artificial” para criar “vídeos em tom de ‘deboche’, com o desiderato de ridicularizar e prejudicar a imagem do Sr. Evandro Leal de Abreu e do Sr. João Luiz Carvalho”.
Consta ainda que a página realizou publicações positivas à imagem do pré-candidato a prefeito Joãozinho da Varjota, “evidenciando uma possível ligação entre a página do Instagram e o grupo político da oposição”.
Pedidos
A comissão pediu a concessão da tutela cautelar para que seja determinada a imediata suspensão do perfil “Monsenhor Gil News”, com a determinação que as empresas Meta e Facebook apresentem informações para auxiliar a identificação dos responsáveis pela página. Em caso de descumprimento, o PSD solicitou que seja aplicada aos representados Facebook e Meta a multa prevista no § 6o, do art. 38, da Resolução TSE no 23.610/2019.
O partido também informou que, efetivado o pedido, solicitará a exclusão definitiva do perfil e a devida responsabilização do seu responsável.