O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Floriano ingressou com representação eleitoral contra o PSD e o Instituto Amostragem por divulgação de pesquisa não registrada. A inicial narra que o Amostragem deixou de complementar dados de pesquisa no prazo legal, com o número de eleitores pesquisados em cada setor censitário. A representação pede que a pesquisa divulgada no dia 04 de julho pelo Instituto deve ser considerada não registrada.
A representação cita resolução do Tribunal Superior Eleitoral que fixa prazo para o registro ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada. Diz a resolução que a partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado.
Documentação juntada aos autos mostra que o Amostragem teria até o dia 05 de julho para complementar a pesquisa, indicando a quantidade de entrevistas realizadas por bairros no município de Floriano-PI, o que até a presente data não ocorreu, sendo que a pesquisa já foi amplamente divulgada.
O Diretório Municipal do PT pede aplicação de multa no patamar máximo ao PSD e ao Instituto Amostragem pelo descumprimento da resolução que normatiza as pesquisas eleitorais, em razão da divulgação de pesquisa irregular.
A representação foi ajuizada na noite desta terça-feira (09) e corre na 09ª Zona Eleitoral de Floriano.