A Seleção Brasileira de Judô vai para as Olímpiadas de Paris 2024 sob o comando da piauiense campeã olímpica Sarah Menezes. Em sua passagem pelo Piauí para apresentar seu novo projeto, a judoca falou sobre as expectativas da delegação do Brasil nos Jogos. De acordo com a técnica da equipe feminina, o grupo está forte e todos irão dar o sangue em busca de medalhas para o país.
“Estou bem focada para os Jogos Olímpicos, pois está muito próximo e já estamos no mês olímpico. Acabei de chegar recentemente e estava com uma parte da equipe. Sobre as expectativas da Seleção, eu acredito muito no meu grupo. Fiz parte do outro lado, sendo atleta, e vejo todo mundo muito forte, tanto o masculino, quanto o feminino. Acredito que eles vão dar o sangue lá dentro, então minhas expectativas sempre são as melhores. Todos vão se esforçar e brilhar no tatame”, ressaltou Sarah Menezes.
Para as Olímpiadas de Paris 2024, 13 judocas irão compor a delegação brasileira, sendo seis na categoria feminina e sete na masculina. O judô é o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil nos Jogos. Ao todo, foram 24 medalhas (quatro de ouro, três de prata e 17 de bronze), sendo o 10ª pais que mais subiu ao pódio na história. A última grande conquista foi na do Rio 2016, quando Rafaela Silva foi campeão. Já nas últimas Olímpiadas, em Tokyo 2020, foram dois bronzes.
A piauiense Sarah Menezes foi a primeira piauiense a conseguir uma medalha de ouro para o Brasil nas Olímpiadas. Na ocasião, ela foi campeão nos Jogos de Londres em 2012. Após deixar os tatames como atleta, a judoca assumiu comando da Seleção Brasileira Feminina da modalidade. Além disso, Sarah entrou em novo desafio e assumiu a gestão de um ginásio que recebe seu nome, em Teresina.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão marcados para iniciar no dia 26 de julho, data da Cerimônia de abertura. Já o judô irá acontecer de 27 de julho (sábado) a 3 de agosto (sábado), na Arena Champ de Mars, localizada no coração da capital francesa, e com capacidade para 8.356 torcedores.