Durante fiscalização realizada nesta terça-feira (04), agentes do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realizaram a apreensão de 30 balanças falsificadas em mercados localizados na zona norte e no Centro de Teresina. A ação, que visa coibir prejuízos ao consumidor, também contou com o apoio de policiais da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributárias, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC).

Segundo o órgão, parte do material foi apreendido nos mercados do Mafuá e do São Joaquim, ambos localizados na zona norte da capital. Por último, a equipe de fiscalização também foi ao centro da cidade, onde também constataram o funcionamento irregular dessas balanças em alguns comércios.

Foto: Divulgação/Imepi
Agentes de fiscalização apreenderam 30 balanças no Mercado do Mafuá, São Joaquim e Centro de Teresina

As balanças apreendidas são consideradas impróprias para uso por não possuírem modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). No caso dos estabelecimentos que forem flagrados fazendo o uso desse equipamento irregular, a multa pode chegar a R$ 1,5 milhão, a depender do grau da infração e porte da empresa.

Conforme a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, a equipe de fiscalização continuará diariamente nas ruas, com o intuito de cessar as práticas lesivas ao consumidor. “Nossas fiscalizações acontecem rotineiramente. Todos os diais fiscais do Imepi estão nas ruas de Teresina e também do interior com o objetivo de retirar de circulação esses produtos falsificados. Temos recebido também o apoio dos agentes da DECCOTERC para garantir que as fiscalizações possam seguir seu pleno funcionamento, com mais agilidade e segurança”, afirmou a diretora do órgão.

Em casos que a população se depare com condutas irregulares de centros comerciais, a denúncia pode ser feita à Ouvidoria do Imepi, através do número (86) 99456-1921.