O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa ( DHPP ) identificou que o corpo do José Vinícius Costa Ribeiro, que inicialmente foi abandonado dentro de um carro em um posto de combustíveis no bairro Santo Antônio, às margens da BR 316, em Teresina, na madrugada do sábado (01), foi removido do local e deixado em frente ao Hospital de Urgência de Teresina ( HUT ).
Em entrevista à imprensa, o delegado Danúbio Dias, afirmou que algumas testemunhas já foram ouvidas na manhã desta segunda-feira (03) e ajudaram a esclarecer a dinâmica dos fatos, que até então estava obscura. “O fato é que por volta de 2h da madrugada do sábado o veículo chegou ao posto [no Santo Antônio] e estacionou na área de abastecimento. Após isso o motorista saiu apressadamente, deixando a porta aberta, e tomou rumo ignorado. O frentista se aproximou e se deparou com uma pessoa ferida no banco do passageiro e, em seguida, ele acionou o SAMU que foi até o local e constatou o óbito”, explicou Danúbio Dias.
No entanto, o delegado explicou que antes da chegada das forças de segurança ao posto de combustíveis, o motorista do carro retornou para o posto e saiu com o veículo do local, levando o corpo dentro do Sandero. A partir desse momento, o que se sabe é que o corpo foi deixado no Hospital de Urgência de Teresina, mas sem vida. “Nesse meio tempo, a PM foi acionada, mas antes de a Polícia Militar, provavelmente, o mesmo indivíduo que chegou dirigindo o veículo, retornou, pegou o veículo e saiu com o corpo dentro. Algum tempo depois, a vítima foi deixada no HUT, no mesmo veículo em questão, mas a vítima, como já tinha sido atestado anteriormente, já estava morta”, completou.
Condutor do carro não foi identificado
O motorista do carro, que foi utilizado para deixar o corpo de José Vinícius Costa Ribeiro no HUT, ainda não foi identificado. A informação mais concreta até o momento é que o carro, modelo Renault Sandero, de cor preta, havia sido roubado na zona leste de Teresina, no último dia 29 de maio, e desde então estava trafegando na Capital com a placa original. Por enquanto, o veículo não foi apreendido.
O laudo preliminar do Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina apontou que foi encontrado apenas um único disparo de arma de fogo no tórax de José Vinícius Costa Ribeiro e os policiais do DHPP vão tentar refazer os últimos passos da vítima para esclarecer sob quais circunstâncias José Vinícius Costa Ribeiro foi executado.