O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) deflagrou na manhã desta sexta-feira (21), uma operação com o objetivo de dar cumprimento a 34 mandados de prisão e de busca e apreensão contra membros das organizações criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Bonde dos 40, da zona norte de Teresina. Até o momento, 23 pessoas foram presas.

Dentre os presos estão os irmãos Valdeci da Silva Lima, mais conhecido como Brizola, liderança do Bonde dos 40 na zona norte de Teresina, e Valmir da Silva Lima, proprietário da loja Rei do Tênis, localizada no bairro Buenos Aires e Rubens Soares Lima.

Os presos são acusados de praticar os crimes de receptação, agiotagem, tráfico de drogas, posse de arma de fogo, estelionato e extorsão mediante sequestro. Durante a ação, foram apreendidos veículos de luxo como Land Rover, BMW, SW4, Ford Ranger de luxo, avaliados em mais de R$ 1,5 milhão, que eram utilizados pelos envolvidos e serão alvos de sequestro, a pedido da Polícia Civil do Piauí, além de R$ 60 mil em espécie.

Levantamento produzido durante as investigações permitiu aos policiais identificar um esquema criminoso fundado sobre o tráfico de drogas, com forte atuação dos dois irmãos, sobretudo, na lavagem de capitais, para tentar dissolver o dinheiro oriundo do tráfico de entorpecentes, dando ar de legalidade com investimentos em empresas legalmente estabelecidas no mercado em Teresina.

A ação que está em andamento tem a participação de várias equipes, dentre a 5ª, 8ª e 24ª Delegacia de Polícia, Diretoria de Polícia do Interior, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Delegacia Especializada em Operações Policiais, Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo da Polícia Civil, Batalhão Especializado de Policiamento do Interior da Polícia Militar, além da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).