Estudantes invadiram a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na manhã desta terça-feira (7). Conforme os alunos, o ato é um protesto contra o sucateamento da instituição de ensino. O grupo iniciou a mobilização em frente a reitoria por volta das 9h, e ocupou o interior do prédio ao meio-dia. O reitor Gildásio Guedes não se encontrava no local .
Os alunos denunciam a falta de segurança, a iluminação precária no campus Ministro Petrônio Portella, a ausência de internet e de laboratórios, além da falta de manutenção básica na infraestrutura da universidade.
Denúncias de perseguição
“Estudantes aqui da Universidade Federal do Piauí ocuparam a reitoria no sentido de estar reivindicando pautas que foram construídas há um ano e não foram cumpridas pela administração superior. A gente reivindica melhoria na segurança, melhoria na alimentação do Restaurante Universitário, por mais iluminação no campus, internet, o retorno do SIGAA, para que não falte energia, água, enfim, questões estruturais”, afirmou Fábio Andrade, membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
O diretor do DCE informou ainda que alguns alunos têm sofrido represálias por parte da administração superior, em virtude do posicionamento político. “A gente luta contra a criminalização dos estudantes, que estão sendo perseguidos por estar fazendo manifestação, tanto os estudantes da Residência Universitária, quanto os estudantes que hoje estão aqui, ocupando”, concluiu.
O que diz a UFPI
Em nota, a administração superior da UFPI afirmou que está aberta ao diálogo com os estudantes e que tem atuado de maneira contínua para garantir todos os serviços à comunidade acadêmica.
Leia na íntegra a nota de esclarecimento:
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Administração Superior, informa que está sempre aberta ao diálogo com os estudantes e que atua de forma contínua para garantir serviços à comunidade acadêmica, mesmo diante de redução no orçamento concedido às Universidades Federais.
O Restaurante Universitário, a Residência Estudantil, o Alojamento de Trânsito e as bolsas para estudantes são exemplos que contribuem para a permanência estudantil na Instituição.
Em relação às reivindicações dos graduandos:
- no que tange à falta de internet no campus, a internet e os sistemas SIG foram restabelecidos no último domingo e todos os esforços estão sendo feitos para o retorno do sistema Wi-Fi;
- na Residência Universitária o fornecimento de energia e de água acontecem normalmente;
- ações de segurança foram implementadas pela atual gestão, como melhoria na iluminação, limpeza do campus, rondas de seguranças e interlocução junto à Secretaria de Segurança estadual para atuação conjunta.
A UFPI informa que respeita mobilizações pacíficas, que está sempre atenta às reivindicações e trabalha para ofertar serviços de qualidade à comunidade acadêmic a