Nesta semana que se inicia, Teresina será um centro de discussões sobre as mudanças climáticas do planeta, por meio da segunda edição da Conferência do Clima – ClimaTHE2024, promovida pela prefeitura, por meio da Agenda Teresina 2030 . O prefeito da capital, Dr. Pessoa (PRD), participou da abertura do evento na manhã desta segunda-feira (27), no auditório do Sesc Cajuína.

A conferência, que acontecerá até quarta-feira, 29 de maio, também sediará o 3º Encontro Regional do ICLEI Nordeste, associação mundial de governos dedicados ao desenvolvimento sustentável, e o CB27, reunião nacional dos secretários de Meio Ambiente.

“Essa discussão é mais do que importante e urgente. Vemos o desequilíbrio no mundo inteiro, um exemplo mais claro é o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, e se nós não tivermos esse cuidado com urgência, vai esquentar cada vez mais, e haverá desastres cada vez mais, porque não cuidamos da nossa mãe natureza. Esse é um evento não só de Estado, mas de toda a sociedade organizada. Se nós fizermos um pouquinho desse todo, com certeza absoluta teremos bons frutos. Se não fizermos, cada vez vamos mergulhar mais na catástrofe”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.

O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, explicou ao GP1 que nesta edição também haverá uma prestação de contas sobre o que já foi realizado desde a primeira edição da conferência, realizada ano passado.

“Na primeira conferência lançamos o plano de ação climática, apresentamos para a cidade o primeiro inventário de gás de efeito estufa e um amplo estudo de vulnerabilidades. Em seguida, ainda no mês de dezembro, lançamos através da Secretaria do Meio do Ambiente o plano diretor de arborização urbana. Então, já são duas entregas a partir da primeira conferência, vamos fazer uma prestação de contas, mostrar o quanto nós evoluímos desde o lançamento do plano de ação climática e o quanto estamos evoluindo a partir do plano de arborização urbana”, afirmou o pesquisador.

Arborização urbana

Leonardo Madeira informou que o plano de arborização de Teresina já está em andamento e terá investimentos na ordem de R$ 3 milhões “A arborização urbana já conta com a licitação em andamento, que deve se encerrar agora no mês de maio, onde vamos fazer um investimento de três milhões de reais. Uma arborização inteligente, pensando em como mitigar os efeitos das mudanças climáticas na capital”, colocou.

“Justiça climática”

Por fim, o coordenador da Agenda Teresina 2030 ressaltou que um dos motes do debate é a chamada “justiça climática”, discutindo o tema observando como as mudanças climáticas atingem mais severamente a população mais vulnerável.

“Dentro do plano de ação climática, o nosso foco principal é a justiça climática, porque o clima atinge a todos indistintamente, mas atinge especialmente aquela população mais vulnerável. Então, existe uma preocupação maior com aquelas pessoas em condição de maior vulnerabilidade socioeconômica ambiental”, concluiu Leonardo Madeira.

A palestra magna do ClimaTHE2024 foi ministrada pelo vice-prefeito de Fortaleza (CE), Élcio Batista, e pelo ex-secretário de Clima de Niterói (RJ), Luciano Paez, com o tema “Oportunidades de Ação integrada de Biodiversidade e Clima nos Governos Locais do Nordeste”.

Além disso, estarão em discussão durante os três dias de evento, temas como: “Da COP 16 à COP 30: O Cumprimento das metas globais de Biodiversidade e Clima nas Cidades Nordestinas”; “Conjuntura Atual e Abordagens Inovadoras do Mercado de Carbono”; “Justiça Climática: O Desafio da Adaptação em Territórios Vulneráveis “; “Biodiversidade em Foco – Desafios diferentes, ações conjuntas”; “Outros mecanismos espaciais eficazes de conservação (OMECs): Estratégias e diretrizes de implementação”.