O Governo do Estado do Piauí decretou, no dia 20 de maio, a desapropriação do imóvel onde ficava o Bar da Thays (alvo de diversas operações da Polícia Militar), para a construção de um Espaço de Convivência para a Juventude. O espaço fica na Rua Projetada, Vila Madre Teresa, Bairro Samapi, zona Leste de Teresina.
No local deverão ser promovidas diversas ações das Secretarias de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos , dos Esportes , da Cultura e da Coordenadoria da Juventude .
Consta do decreto que a desapropriação tem caráter imediato e poderá ser feita através de negociação ou judicialização, e o valor a ser repassado à dona fica a cargo do orçamento do próprio Estado do Piauí.
Histórico do local
O antigo estabelecimento era palco de baile reggae e, desconexo disso, de diversas práticas criminosas, como homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, ponto de encontro dos integrantes de uma facção criminosa.
O bar foi interditado pela primeira vez no dia 16 de janeiro deste ano, dois dias após a deflagração da Operação Silêncio e Paz, quando foram detidas 75 pessoas que se encontravam no local. Na ocasião, a polícia apreendeu drogas, armas, munições e dinheiro.
Já na madrugada do dia 14 de abril, criminosos encapuzados invadiram o bar, onde acontecia um baile de reggae, e executaram um homem de 31 anos, identificado como João de Deus Rodrigues Barros. Outras três pessoas foram baleadas no tiroteio, uma delas morrendo posteriormente.
Diante disso, a Polícia Militar realizou diversas operações no local, até interditá-lo definitivamente em abril de 2024.