O Instituto Credibilidade divulgou nesta terça-feira (21), mais um levantamento para avaliar a preferência do eleitorado de Picos. O estudo foi realizado entre os dias 16 a 18 de maio, onde foram entrevistados 500 eleitores, nas zonas urbana e rural, com 16 anos ou mais.
Segundo a pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos prováveis candidatos, o deputado Pablo Santos (MDB) lidera a corrida para a Prefeitura de Picos com 60,40% das intenções de votos contra 22,20% do atual prefeito Gil Paraibano (PP). Um percentual de 16,40% não soube responder ou não opinaram e 1% manifestou a intenção de votar nulo ou branco.
-
Pablo Santos (MDB)
-
Gil Paraibano (PP)
-
Não opinam
-
Branco ou Nulo
Votos válidos
Considerando apenas a intenção de votos válidos, excluídos do levantamento os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos, o deputado Pablo Santos tem um percentual que corresponde a 73,12% contra 26,88% de Gil Paraibano. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
-
Pablo Santos (MDB)
-
Gil Paraibano (PP)
Pesquisa espontânea
No cenário espontâneo, onde os nomes dos pré-candidatos não são citados pelo entrevistador, o deputado Pablo Santos também lidera com uma margem confortável, 32,40% contra 12,60% de Gil Paraibano. Um percentual de 55% dos eleitores entrevistados não opinaram ou não souberam responder.
-
Pablo Santos (MDB)
-
Gil Paraibano (PP)
-
Não opinam
Rejeição
O levantamento também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Nesse quesito o prefeito Gil Paraibano aparece com 39,8% contra uma rejeição de apenas 6,8% de Pablo Santos. 43,6% disseram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos e 9,8% não sabem ou não opinam.
-
Gil Paraibano (PP)
-
Pablo Santos (MDB)
-
Não rejeitam nenhum
-
Não opinam
Dados técnicos
A pesquisa do Credibilidade foi registrada sob o número PI-09084/2024, com uma margem de erro de 4.4% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. O instituto possui um sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo.