União fez bonito na sexta (17) na caminhada pelo Maio Laranja, que levou dezenas de pessoas às ruas para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído neste dia 18 de maio.
Estudantes do município levaram faixas às ruas lembrando que a cada hora três crianças são vítimas de abuso seual no Brasil e que esse ciclo deve ser interrompido.
A Prefeitura de União atua por meio de todas as secretarias, em especial as de Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania para educar e combater o problema.
Além disso, oferece suporte por meio de programas assistenciais a famílias em situação de vulnerabilidade. Por meio do Cras e Creas também são oferecidos diversos serviços de atendimento psicossocial.
É importante que todos façam parte desta luta. O Conselho Tutelar de União atende pelos números 86 9 9803-9172, 86 9 9547-6952. É possível ainda procurar a delegacia de polícia ou acionar a Polícia Militar pelo 190 em caso de flagrante.
18 de maio
O Dia Nacional foi instituído em 18 de maio, desde 2000, em referência ao caso do desaparecimento e morte da menina de oito anos Araceli Cabrera Crespo, em 1973.
Araceli foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. O corpo foi deixado desfigurado e em avançado estado de decomposição próximo a uma mata, em Vitória, dias depois de desaparecer.
Até hoje, 50 anos depois do crime, permanece sem solução. O processo, depois do julgamento e absolvição dos acusados, foi arquivado pela Justiça.