O Governo do Piauí declarou que a encenação da Paixão de Cristo realizada na cidade de Floriano, durante o período da Semana Santa, é Patrimônio Cultural Imaterial desde o dia 06 de maio de 2024. Dessa forma, o evento foi inserido no calendário oficial de eventos do estado.
Neste ano de 2024, a encenação da Paixão de Cristo em Floriano emocionou milhares de pessoas, durante os dias 29 e 30 de março, no Teatro Cidade Cenográfica. Atores locais e nacionais participaram do espetáculo, que contou com cinco mil espectadores.
A edição de 2024 foi realizada pelo Grupo Escalet e pelo Governo do Estado do Piauí, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Além disso, o espetáculo também teve apoio da prefeitura Municipal de Floriano, Ferro Leste, Eldorado Bebidas, Via Bebidas, Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, Lei Paulo Gustavo e Governo Federal.
A Paixão de Cristo de Floriano é a segunda maior encenação a céu aberto sobre o tema em todo do Brasil, atrás apenas da realizada no município de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco.