A Polícia Civil do Piauí , por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa ( DHPP ), prendeu, na manhã desta quarta-feira (3), um homem identificado como Pedro Teixeira Neto , suspeito de envolvimento no assassinato da blogueira Samynha Silva , crime ocorrido em outubro de 2023.

O suspeito foi capturado na Avenida Dom Severino, próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy, em cumprimento a mandado de prisão temporária expedido pela Justiça. Ele trafegava em um Gol branco, junto com mais outro homem, quando foi abordado por uma equipe do Núcleo de Feminicídios do DHPP.

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Piauí
Pedro Teixeira Neto

A dupla tentou se esquivar da abordagem, mas acabou sendo interceptada pelas equipes do DHPP e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), após perseguição policial.

Segundo a delegada Nathália Figueiredo, titular do Núcleo de Feminicídios, o carro utilizado pelos executores de Samynha foi repassado para Pedro Teixeira após o crime, razão pela qual a polícia instaurou um novo inquérito, para investigar a ligação dele com os assassinos.

Foto: Alef Leão/GP1
Delegada Nathália Figueiredo

“Esse inquérito foi instaurado justamente porque no final do primeiro a gente conseguiu localizar o veículo Gol que deu apoio a morte de Samynha. Durante as oitivas, verificou-se que o carro também passou por Pedro. De posse dessas informações, representamos pela prisão temporária e, na manhã de hoje, demos cumprimento”, afirmou a delegada.

Caso Samynha

Foto: Redes Sociais
Blogueira Samynha Silva foi executada na Avenida João XXIII

A blogueira Samynha Silva foi perseguida e executada com pelo menos cinco tiros no final da tarde do dia 1º de outubro de 2023, na Avenida João XXIII, zona leste de Teresina. O crime aconteceu após a vítima sair do parque aquático Eldorado Country Club, situado no bairro São João, em companhia de mais duas amigas.

A jovem e as amigas foram alcançadas nas proximidades do restaurante Toca do Bode e os criminosos dispararam várias vezes contra Samynha, que foi a óbito ainda no local do crime.

Envolvimento com facções

No decorrer das investigações, o DHPP concluiu que a blogueira tinha envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC), razão pela qual teria sido morta por membros da facção Bonde dos 40.

No dia 20 de fevereiro deste ano o Ministério Público denunciou quatro membros do Bonde dos 40, acusados de participarem do crime. A denúncia foi recebida no dia 6 de março pela juíza Luciana Rocha Damasceno Cavalcante, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina.

Os réus na Justiça são: Raimunda Nonata Vitória da Silva, Felipe de Sousa Amorim, Israel Boanerges Ribeiro de Sousa e Davdy Jhorrany Moreira Dourado.