O vereador Venâncio Cardoso (PT) confidenciou ao GP1 que o entendimento entre o deputado estadual Fábio Novo e a ex-deputada Teresa Britto (PV), ambos pré-candidatos à Prefeitura de Teresina, está próximo. A ideia do PT e do PCdoB, que formam federação com o Partido Verde, é que Teresa recue da pré-candidatura majoritária em apoio a Novo.
Venâncio teceu elogios a Teresa e reforçou todo o histórico de luta e vitórias da líder ‘verde’ na política do Piauí. “Está bem avançado esse encontro dos projetos, do Fábio prefeito, com o apoio integral dela e do PV. A Teresa é uma mulher inteligente, trabalhadora e vencedora. Não tenho dúvida que estaremos juntos pedindo muito voto para o Fábio durante a campanha, e comemorando no dia da eleição”, declarou o vereador petista.
“Está bem avançado esse encontro dos projetos, do Fábio prefeito, com o apoio integral dela e do PV. A Teresa é uma mulher inteligente, trabalhadora e vencedora. Não tenho dúvida que estaremos juntos pedindo muito voto para o Fábio durante a campanha, e comemorando no dia da eleição”, declarou o vereador petista.
Federação é um grande partido
Como a federação precisa agir como se fosse um só partido nas definições, o grupo só pode ter um pré-candidato a prefeito, bem como só pode apresentar uma chapa proporcional para a Câmara de Teresina.
Esse viés proporcional também tem sido outro ponto conflitante na federação, isso porque, até o momento, Teresa não apresentou a relação completa com os nomes do PV que vão concorrer ao cargo de vereador da Capital. Dos seis pré-candidatos que o Partido Verde vai apresentar, apenas dois já foram revelados: do vereador Neto do Angelim e do ex-vereador Caio Bucar.
E a chegada dos dois líderes a chapa da federação desagradou ao PT, que passou a temer não alcançar a meta de reeleger os sete parlamentares que lá estão, e nem conquistar a oitava vaga no parlamento mirim.