A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou, nesta quinta-feira (18), a restituição de 700 celulares que haviam sido furtados/roubados nas cidades piauienses. A ação aconteceu na sede da SSP, na zona leste de Teresina.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, enfatizou que a devolução dos aparelhos é resultado da estratégia adotada pela pasta, que visa coibir, além da prática de roubos e furtos, o consumo final dos bens subtraídos.

“Queremos desestimular o consumo final. Só tem roubo de celular porque a pessoa vai vender, então, se o consumidor final ficar consciente de que se comprar um produto roubado vai ter que devolver, vai responder um processo, isso vai acabar com esse ciclo criminoso”, explicou Chico Lucas.

Os proprietários dos aparelhos foram intimados previamente pelas autoridades para comparecerem à secretaria e reaverem seus bens. “Hoje a Secretaria de Segurança Pública do Piauí está em festa, estamos restituindo setecentos celulares e tivemos uma penúltima restituição, onde fizemos a maior restituição do Brasil em um único evento, mil e oito celulares. Nosso projeto ganhou repercussão nacional, porque ele é pioneiro e tem grande eficácia, tanto na apreensão de celulares, como também na diminuição do índice de criminalidade”, afirmou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP.

O defensor público Juliano Leonel teve o celular furtado há cerca de dois anos, durante um show em Teresina. Seu aparelho foi localizado e recuperado no estado do Pará, em uma ação recente da das forças de segurança do Piauí.

“Eu sabia que o aparelho estava no Pará, porque à época eu fiz o boletim e delegados que estavam investigando me apontaram que estava no Pará, mas teria toda essa dificuldade de localização e de recuperação. Mas agora com esse trabalho que a Secretaria vem fazendo, a polícia do Piauí, coordenada pelo delegado Zanatta, fez uma operação e resgatou inúmeros aparelhos do Piauí e no Pará. Então, quero parabenizar ao trabalho da polícia, um trabalho exitoso, feito com inteligência e que mostra para as pessoas que podemos acreditar nas forças policiais do estado”, disse o defensor.

No momento da restituição, estiveram presentes representantes das secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Sergipe, Estados que devem implementar o método utilizado no Piauí para coibir furtos e roubos de celulares.