O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas ( DRACO ), deflagrou na manhã desta segunda-feira (25), a última fase da “Operação Draco 100”, com o objetivo de cumprir mandados de prisões e mandados de busca e apreensões em várias zonas de Teresina.

Ao todo, mais de 30 ordens cautelares estão sendo cumpridas nesta fase da operação, que tem como foco o núcleo de uma facção criminosa com atuação na região da Grande Santa Maria da Codipi, zona norte da Capital, como explicou o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa .

“Essa investigação de hoje tem a ver com a morte de um suposto empresário , dono de uma loja de aparelhos celulares, que foi executado dentro da própria loja. Esse indivíduo era alvo dessa nossa operação, pois ele tinha envolvimento com facções criminosas e o irmão dele, o Gustavo, foi preso nessa operação de hoje. Então, isso é uma demonstração que a grande maioria desses homicídios que ainda acontecem em Teresina tem relação com organizações criminosas”, disse o delegado Charles Pessoa.

Foto: Alef Leão/GP1
Delegado Charles Pessoa

Ainda conforme o delegado Charles Pessoa, a expectativa é que a ação desta segunda-feira resulte em mais de 15 prisões, de acordo com o levantamento produzido durante as investigações. “A gente já tem alguns números iniciais, foi uma ação extremamente exitosa e eu acredito que pelo levantamento inicial, a expectativa é que a gente se aproxime de 15 a 17 presos somente nessa fase de hoje”, explicou o delegado Charles Pessoa.

As diligências da última fase da Operação DRACO 100 continuam e, ao final desta manhã, a Secretaria de Segurança Pública vai informar dados finais sobre a ação realizada pelo DRACO, em conjunto com demais delegacias especializadas da Capital.