Foi oficializada nesta quarta-feira (20), a chapa Sílvio Mendes (União Brasil) e Jeová Alencar (Republicanos) para concorrer ao comando da Prefeitura de Teresina , nas eleições municipais deste ano. O ato que reuniu centenas de pessoas, foi realizado no Sesc Cajuína, zona leste da Capital.

Essa foi a primeira vez que os dois apareceram juntos em público depois que Sílvio Mendes confirmou ao GP1 que o deputado estadual Jeová Alencar será o seu vice. Ambos construíram uma relação política mais consolidada nas eleições de 2022, quando Mendes disputou o Governo do Piauí tendo apoio de Alencar.

Pré-candidato Sílvio Mendes argumentou que seguiu o critério de pesquisa para consolidar Jeová como seu vice. Além disso, os partidos aliados de Sílvio também opinaram por Alencar na chapa. “Eu não disse que ia consultar a população, a população foi consultada em questão qualitativa e quantitativa, os partidos aliados opinaram a maioria pelo Jeová. Não é adesão, é união, é a razão nossa”, destacou.

Oficializado como vice de Sílvio Mendes, Jeová Alencar considerou que a união é um sentimento da população de Teresina por mudança. “Você vê que esse é o verdadeiro sentimento do povo, o sentimento das pessoas, aqui todo mundo feliz com essa chapa Sílvio e Jeová, pode ter certeza que é uma chapa vitoriosa para o bem da nossa cidade. A gente sabe da dificuldade de uma campanha, pode ter certeza que aqui vai ter muito suor, muita garra e muita determinação, é o sentimento do povo, sentimento de mudança, sentimento pelo Sílvio e pelo Jeová”, argumentou o deputado.

O presidente estadual do PP, ex-prefeito Joel Rodrigues , afirmou que a chapa Sílvio e Jeová é uma estratégia que une Teresina e que foi fundamentada com base em pesquisas com os teresinenses.

“Olhe, primeiramente de forma muito estratégica, nada é melhor do que construir uma união por Teresina, fazendo a união com quem realmente deve ser. Essa união é um sentimento que vem das ruas, que vem do povo. Ela foi feita através de pesquisas quantitativas e qualitativas de dois projetos que se apresentavam para Teresina com um único objetivo: cuidar do teresinense. Eu fico muito contente pela forma tranquila e leve como está sendo construída uma chapa que vem com essa missão de cuidar de Teresina”, disse o dirigente.

Também ao falar sobre a aliança, o deputado federal Júlio Arcoverde pontuou que ambos fazem uma grande chapa com dois grandes líderes de Teresina. “Muito importante, é um trabalho que nós fizemos há muito tempo, depois tivemos algumas reuniões para montar uma grande chapa e o que é mais importante é o espírito público de tentar recuperar a cidade de Teresina. Temos os dois maiores líderes da cidade, o deputado Jeová foi o mais votado para deputado estadual e Sílvio que é uma referência na cidade de Teresina. Então, eu queria agradecer o senso público, ao deputado Jeová em aceitar ser vice do Silvio nessa pré-candidatura para tentar reconstruir a cidade de Teresina”, afirmou o parlamentar.

Com o movimento, a intenção do grupo liderado por Sílvio é consolidá-lo mais ainda na frente perante as pesquisas eleitorais onde ele aparece em primeiro colocado. Já Jeová Alencar, que aparecia em terceiro, recua de sua pré-candidatura para reforçar o time com Progressistas, União Brasil e agora, o Republicanos.

Para o deputado Jeová Alencar realizar a negociação para ser vice de Sílvio, foi necessário fechar os entendimentos em Brasília durante reunião com o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, que abençoou o novo caminho político da sigla em Teresina.