Os policiais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado ( DRACO ) deflagraram a Operação Draco 94 e prenderam dois criminosos investigados por envolvimento com uma célula da facção criminosa Primeiro Comando da Capital ( PCC ), na manhã desta quinta-feira (08) na Vila Palitolândia, zona sul de Teresina, e no bairro Poti Velho, zona norte da Capital.
Segundo as informações fornecidas pelo delegado Charles Pessoa , coordenador do Draco, a ação policial desencadeada na Palitolândia foi para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão contra o investigado. As buscas feitas na residência dele culminaram na apreensão de uma arma de fogo, que deve ser submetida a perícia para verificação se foi usada para prática de homicídios ou outros crimes. Desse modo, ele recebeu voz de prisão em flagrante por posse ilegal de arma.
Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido no bairro Poti Velho, que ensejou a prisão em flagrante do segundo criminoso. Os presos devem ser encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina para adoção das providências cabíveis.
Ainda conforme o delegado Charles Pessoa, somente nesta semana foram feitas cinco prisões de investigados por organização criminosa. "Na manhã de hoje deflagramos a Operação Draco 94, que teve como objetivo dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão e prisão contra um indivíduo na zona sul da Capital. Além da prisão conseguimos fazer a apreensão de uma arma de fogo, essa arma possivelmente estava sendo usada para a prática de crimes. Importante a gente ressaltar que ao longo dessa semana deflagramos duas operações, uma operação no dia 06 [de fevereiro], a Draco 93, onde conseguimos efetuar a prisão de três pessoas, apreender um veículo que era produto de roubo aqui em Teresina e estava sendo usado para a prática de assaltos aqui na Capital, apreendemos entorpecentes e apetrechos relacionados ao tráfico de drogas", detalhou o delegado do Draco.
"Importantes ações deflagradas nesta semana, que têm como objetivo combater ainda mais essa criminalidade organizada aqui no Piauí, atendendo a uma diretriz do nosso secretário e do delegado-geral. Sempre tenho dito que quando a gente prende um indivíduo envolvido com facção criminosa, como consequência estamos inibindo outros crimes como roubos e homicídios", acrescentou o delegado Charles Pessoa.