O River empatou em 1 a 1 contra o Ypiranga e acabou sendo eliminado da Copa do Brasil 2024 ainda na primeira fase. O embate foi nesta quarta-feira (21), no estádio Albertão, em Teresina. Por estar melhor em melhor posição no ranking da CBF, o time gaúcho jogava apenas pelo empate. Já o Galo precisva vencer o jogo único.

Primeiro tempo

O Ypiranga iniciou trocando passes, mas a primeira chance foi do River, aos 5 minutos. Guilherme Escuro meteu um chutaço e Alexander fez ótima defesa. O Canarinho respondeu logo em seguida, quando Edson Cariús viu Joanderson fora da área e arriscou, mas o goleiro conseguiu se recompor e desviou para tirar.

Mesmo precisando do resultado, o técnico Fabiano Soares apostou em uma estratégia diferente, jogando com três zagueiros. Com esse cenário, o River mostrava pouco poderio ofensivo e de criação, não gerando jogadas de perigo. O Ypiranga jogava pelo empate e sabia administrar o jogo, circulando a bola e procurando espaços, mas também sem grandes lances, prevalecendo o 0 a 0 no placar.

Segundo tempo

Vendo que seu sistema não rendeu, Fabinano Soares voltou do intervalo com mudanças, colocando em campo Rodrigo Fumaça e Ronald Bele. As mudanças surtiram efeito e o River abriu o placar com menos de um minuto. Ronald fez ótima jogada na lateral e cruzou rasteiro para Jú Alagoano, que finalizou e o goleiro espalmou. Fumaça aproveitou a sobra e chegou empurrando para o fundo da rede.

Agora era o Ypiranga que precisava da vitória, que passou a ter mais posse de bola e ofensividade, mas esbarava no sistema defensivo do River. Até que aos 20 minutos, Zé Vitor teve uma uma grande chance para o Canarinho. Na ocasião, a bola foi mandada para área, passou por todo mundo e sobrou para o camisa 16, que da marca do cal, chutou por cima.

O lance deu um susto no River, que passou a subir mais para o ataque e incomodar o setor defensivo do Ypiranga. Aos 24 minutos, Iago Felipe tentou em finalização de fora da área e bola passou perto da trave.

Nos minutos finais foi um verdade ataque contra defesa, com o Ypiranga indo para o tudo ou nada e River se segurando. Foi com essa tônica que o Canário conseguiu fazer o gol da classificação aos 42 minutos. Após bola alçada na área, o zagueiro subiu mais que todo mundo Fernando e garantiu a classificação do time gaúcho para a segunda fase.

Próximos compromissos

Com uma competição a menos em 2024, o River agora terá o Campeonato Piauiense em seu próximo compromisso. O Galo enfrenta o Corisabbá neste domingo (25), pela segunda fase do estadual. O embate será no estádio Tibério Nunes, em Floriano, às 16h. Classificado para a segunda etapa da Copa do Brasil, o Ypiranga encara o Porto Velho, ainda sem data e loca definido pela CBF. Enquanto isso, o Canário tem jogo marcado pelo Gauchão, diante do Santa Cruz-RS, na segunda-feira (26).