O desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck, que ligava os estados do Maranhão e Tocantins, despertou o alerta da população sobre as condições das milhares de pontes edificadas no país. Em Teresina, o centro das atenções, nos últimos dias, foi a ponte metálica João Luís Ferreira, que liga a capital piauiense a Timon, no Maranhão. Após circularem notícias e vídeos indicando problemas na estrutura, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), responsável pela manutenção da ponte, garantiu a segurança da construção sobre o Rio Parnaíba.
Por meio de nota, a FTL afirmou que a ponte permanece “íntegra e segura” e lembrou que a estrutura passou por uma reforma no ano de 2021, com laudo técnico elaborado por engenheiro especializado.
“A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) esclarece que a ponte João Luís Ferreira, que liga os municípios de Teresina (PI) e Timon (MA), permanece íntegra e segura, não apresentando riscos. É importante destacar que a estrutura passou por reformas para recuperação do pavimento em 2021 e conta com laudo técnico elaborado por engenheiro especializado”, diz a nota.
Nova reforma
A concessionária informou que está prevista para 2025 a reforma da pista da ponte e outras intervenções para 2026 e 2027. “Já há ações em curso para 2025 para reforma do tabuleiro (pista rodoferroviária) e, para 2026 e 2027, outras intervenções focadas em manutenções estão previstas no cronograma. Por fim, a FTL reforça que a segurança é um compromisso inegociável para a empresa”, concluiu a FTL.