O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 14 cidades brasileiras afetadas por desastres, incluindo o município piauiense de Patos do Piauí. As portarias foram assinadas nesta segunda-feira (30).

Patos do Piauí, juntamente com as cidades de Remanso e Tremedal, na Bahia, e Baraúna, Imaculada, Santo André e Umbuzeiro, na Paraíba, foram afetadas pela estiagem. Já o município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, enfrenta a seca, caracterizada pela ausência prolongada de chuvas.

Por sua vez, Novo Oriente de Minas, em Minas Gerais, foi atingido por chuvas intensas. No Paraná, Cafezal do Sul, Ipiranga e Santa Maria do Oeste estão em situação de emergência devido a enxurradas, enquanto Arroio do Tigre e Candiota, no Rio Grande do Sul, foram atingidos por vendaval.

Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para ações como compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza, higiene pessoal, entre outros.