Em sua 7ª edição, o Festival Maria Isabel , maior evento gastronômico genuinamente piauiense, celebra os Sabores dos Mercados. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ( Abrasel ) no Piauí e acontece de 18 a 20 de outubro, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina. Ao todo, 12 restaurantes oferecerão pratos elaborados exclusivamente para o festival ao preço único de R$ 20,00. Com entrada gratuita, a programação do Maria Isabel conta, ainda, com aulas-show ministradas por nomes de destaque da gastronomia estadual e nacional e atrações artísticas.

"O Festival Maria Isabel é um evento consolidado, que já está em sua sétima edição e que proporciona à população uma imersão em alta gastronomia a preços acessíveis. São pratos que unem a nossa identidade e o melhor da técnica gastronômica brasileira e internacional”, declara Eduardo Rufino, presidente da Abrasel no Piauí.

Foto: Divulgação/Ascom
Eduardo Rufino, presidente da Abrasel no Piauí

Os estabelecimentos de alimentação que marcam presença no evento este ano são: Piancó, Royal Café, Nanda Drinks, Cuia, Dogão, Borim, Fazendaria, Navegas, Mac Cake, Seu Zé Restobar, Rambeer e Bacuri.

Foto: Divulgação/Ascom
Festival Maria Isabel

Além da feira gastronômica, o Festival também conta com Cozinha Show com a participação de 18 chefs; Espaço Kids; Palco Cultural, com seis atrações artísticas locais, celebrando a diversidade artística e cultural da região; Mercearia Sebrae, com 12 estandes de pequenos produtores, que farão exposição e comercialização de seus produtos, impulsionando a economia local.

Cozinha Show

Um dos pontos altos do Festival é a Cozinha Show, espaço onde o público tem a oportunidade única de acompanhar de perto o preparo dos pratos durante as aulas, além de poder degustar cada uma dessas delícias. Os ministrantes são chefs piauienses, além de convidados de outros estados. A participação também é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

O chef Igor Rocha, curador do Festival, explica que a Cozinha Show “é o momento onde, de fato, conseguimos contemplar o nosso tema, que são os sabores dos mercados”. “A gente consegue falar bastante da nossa história, da nossa gastronomia, através das mãos dos cozinheiros. Teremos cozinheiros com bastante tempo de cozinha, cozinheiros mais jovens, que trazem técnicas modernas, além do pessoal dos mercados”, adianta o chef, acrescentando que as aulas têm foco também valorização dos insumos locais e, este ano, nos produtos comercializados nos mercados.

Sabores dos Mercados

A escolha do tema desta edição do Festival Maria Isabel busca valorizar locais onde a gastronomia pode ser considerada um patrimônio histórico e cultural. “Os mercados são locais onde a gastronomia pode ser considerada um patrimônio histórico e cultural. Pratos como a panelada, bolo frito, carneiro ao molho, galinha caipira e um bom cuscuz com carne de sol são exemplos de delícias que fazem parte da identidade gastronômica encontrada em toda região. É muito importante voltarmos nosso olhar para esses locais e valorizarmos o que eles representam para nossa cultura, história e gastronomia”, detalha Eduardo Rufino, presidente da Abrasel no Piauí.

A inédita escolha do Centro de Teresina como local para a realização do festival também está relacionada à visão da entidade sobre a necessidade de revitalização desses espaços. “A Abrasel faz parte do trade turístico, então, é importante que a gente participe desse processo de revitalização do Centro de Teresina. A Central de Artesanato é um ótimo espaço, que pode e deve ser utilizado para sediar esse tipo de evento. E é muito importante que o público compareça e aproveite o que esse espaço e o festival têm a oferecer”, afirma Natália Macário, secretária-executiva da Abrasel no Piauí.

A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas passem pela Central de Artesanato Mestre Dezinho nos três dias de festival. O evento conta com o apoio institucional do Sebrae e do Senac; e patrocínio de Credi Shop, Distribuidora Medeiros Sicredi, Sindicato da Hospedagem e Alimentação (Sindha), Setur, Semdec e Coca-Cola.