A Operação DRACO 163, deflagrada nesta quinta-feira (31) pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas ( DRACO ), resultou na prisão de nove pessoas acusadas de envolvimento com facções criminosas. Um dos presos, segundo o delegado Charles Pessoa, é uma espécie de “tesoureiro” de uma célula do Bonde dos 40 na zona sul da capital.
Segundo o coordenador do DRACO, as prisões ocorreram durante cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão nas zonas sul e norte da cidade.
“Cumprimos medidas cautelares na região sul, região do Torquato Neto, e também na zona norte de Teresina. Foram presos indivíduos tanto do Bonde dos 40, como do Primeiro Comando da Capital”, disse Charles Pessoa.
Tribunal do Crime
Ainda de acordo com o delegado, o preso identificado como Ronei, além de ser o responsável financeiro na célula do Bonde dos 40, também participava de sessões do Tribunal do Crime, onde pessoas eram assassinadas.
“Um indivíduo preso na zona sul, de vulgo ‘Chocolate’, o Ronei, é de alta periculosidade, e exercia a função de financeiro dentro do Bonde 40 e também era responsável pelo tráfico de drogas e recentemente participou de algumas ações de Tribunal do Crime. É realmente um indivíduo extremamente violento”, explicou o coordenador do DRACO.
Boca de fumo gerenciada por mulheres
Na zona norte, as equipes do DRACO desarticularam um ponto de venda de drogas do PCC, gerenciado por duas mulheres. “Duas mulheres coordenavam esse ponto de venda de entorpecentes e lá no local tinha um espaço reservado para o consumo desses entorpecentes, um fumódromo”, completou o delegado Charles Pessoa.