Após encerrar as eleições municipais no Piauí, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, ex-deputado João de Deus , pôde tratar do resultado eleitoral deste ano com nomes da sigla, como o próprio governador Rafael Fonteles (PT), já visando planos futuros para 2026, quando o partido mira a reeleição do chefe do Palácio de Karnak.
João de Deus se reuniu também com o ministro Wellington Dias e com a ex-governadora Regina Sousa, atual secretária de Assistência Social. O encontro debateu o saldo do PT, que neste ano dobrou o número de prefeituras no Estado e discutiu perspectivas do partido, visando fortalecer suas bancadas de deputados estaduais e federais.
“Tratamos do resultado eleitoral [das eleições municipais deste ano] e das perspectivas de futuro do partido [planejamento da sigla para 2026]”, disse o dirigente estadual do Partido dos Trabalhadores ao GP1 .
Atualmente, a nível estadual, o PT conta com a maior bancada na Assembleia Legislativa do Piauí, sendo 11 deputados estaduais. Levando em conta os deputados federais, o grupo petista também conseguiu maioria, sendo 4 parlamentares do PT. Para 2026, a sigla visa renovar nomes para a disputa na Alepi e da mesma forma testar outros para concorrer à Câmara Federal.
Já é confirmado que o presidente da Alepi, Franzé Silva, vai concorrer à Câmara em 2026, além disso, o PT conta com uma bancada de sete vereadores em Teresina, nomes que podem tentar uma disputa para deputado estadual, como aconteceu com Euzuila Calisto em 2022.