O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí ( Imepi ) apreendeu mais de 1600 pneus irregulares durante operação realizada nessa quinta-feira (24), na cidade de Picos. Os itens, do tipo “remoldado”, eram comercializados em uma loja de artigos automotivos e motopeças no município.
É proibida a venda desses pneus reformados para veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores, especialmente por conta do risco de acidentes. Segundo a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, a comercialização desse tipo de produto é ilegal.
Após a apreensão, o material foi descarregado nesta sexta-feira (25) no depósito do Imepi, em Teresina. “Nossa equipe de fiscais dos setores da Qualidade e Metrologia identificaram uma grande quantidade de pneus remoldados de forma grosseira sendo comercializados ilegalmente. Os pneus estavam abaixo do preço de mercado e sendo vendidos de maneira ilegal, o que pode ocasionar um acidente com vítimas fatais”, afirmou Patrícia Leal.
A constatação desse tipo de irregularidade em estabelecimentos comerciais pode acarretar em multa de até R$ 1,5 milhão, a depender do grau, reincidência e porte da empresa. Para denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Imepi, por meio do telefone (86) 99456-1921.