O ferro extraído no município de Piripiri (PI) já é comercializado em países da Ásia e da América do Norte. Através da Lion Mining , empresa de mineração que atua desde 2022 no Piauí, a produção passou a abastecer o mercado externo. Atualmente, a Lion Mining produz cerca de 1,5 milhão de toneladas de minério de ferro por ano e a China é o maior comprador do insumo. O minério de ferro é utilizado, essencialmente, para a produção de aço em siderúrgicas.
Aluizio Dutra, empresário responsável pelo empreendimento, acredita no potencial do Piauí no ramo da produção de ferro e siderurgia e elogiou o apoio que tem recebido do Governo do Estado do Piauí durante a implantação do empreendimento.
“Nós descobrimos uma área de ferro realmente diferenciada, com grande cor mineral. Acredito que seja uma província ferrífera no estado de Piauí. E você vai ter conhecimento em breve do tamanho, segundo o relatório. E nesse momento nós também vamos receber de maneira diferenciada. O governador Rafael Fonteles , que para mim é uma pessoa genial, nos apoiou de uma maneira espetacular, e eu estou me sentindo muito bem aqui, porque eu penso em investir cada vez mais no Piauí”, contou.
O empresário, que foi um dos homenageados com comenda do Mérito da Renascença, em cerimônia realizada no sábado (19), explica que o mercado interno vê o produto piauiense com confiança. “Queremos verticalizar a cadeia, criar mais empregos, mais desenvolvimento e trazendo mais resultados para nossa operação. Já vendemos para a América do Norte, e para alguns países da Ásia. E quando você vende e o cliente compra de novo, é porque realmente o material está sendo aceito”, acrescentou.