Quatro vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal de Teresina não vão disputar o pleito eleitoral deste ano. O decano da Casa com oito mandatos consecutivos, Edson Melo (PSDB), compõe esta lista. O tucano decidiu não tentar a reeleição sob argumento de que se dedicará a família e outras questões de cunho pessoal.
Outro que também não vai concorrer este ano, é o vereador Levino de Jesus (PRD). O parlamentar chegou a se colocar como candidato, mas na semana passada, por questões de saúde, retirou o nome e declarou apoio ao candidato a vereador de seu partido, Roncalli Filho (PRD).
Membro do Partido Renovação Democrática (PRD), o vereador Markim Costa , foi outro que abdicou do projeto de reeleição. O parlamentar deixou a base de apoio do prefeito Dr. Pessoa (PRD) e partiu para o grupo adversário, liderado pelo candidato a prefeito, Fábio Novo (PT). Por lá, Markim se juntou ao time de coordenadores da campanha do petista.
Por fim, Victor Linhares (Progressistas) assumiu o mandato há poucos meses após cassação da chapa de vereador do PL eleita em 2020. A decisão da Justiça acabou atingindo o ex-vereador Leonardo Eulálio (PL), que perdeu o mandato. Com isso, na condição de suplente, Linhares assumiu. Porém, como todo o processo se deu às vésperas da eleição, Victor resolveu não concorrer este ano e focar em 2026, quando pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).