O Piauí levou a grande final do Campeonato Piauiense Série B 2024 e voltou a ser campeão da segundona após 67 anos. Na ocasião, o Enxuga Rato venceu o Atlético Piauiense nos pênalti por 3 a 1, apos 0 a 0 no tempo regulamentar. A decisão foi na noite desta quarta-feira (16), no estádio Albertão, em Teresina. Vale ressaltar que o CAP teve o melhor desempenho no torneio, terminando na liderança da fase de grupos. Já o Rubro-Anil se classificou no sufoco, ficando em segundo.
Primeiro tempo
A partida começou agitado, com as duas equipes buscando o ataque. A primeira chance foi do Atlético Piauiense, aos sete minutos, quando Luís Fernando subiu para cabecear após cobrança de escanteio e testou com perigo. O Piauí respondeu aos oito, em chute de Tiago que passou perto da trave. Os lances de perigo pararam por aí, já que as duas equipes seguiam tentando, mas faltava capricho na conclusão das jogadas. Aos 38, Weslley Smith e Guilherme Escuro trocaram empurrões após dividida e acabaram sendo expulsos, com os dois times indo para a etapa final com menos um.
Segundo tempo
Quem voltou do intervalo mais ofensivo foi o Atlético Piauiense, gerando o primeiro lance aos sete minutos, em cabeceio de Luís Fernando que passou perto do travessão. O CAP seguiu mais presente no ataque e ofertou perigo novamente aos 20 minutos, após João Guilherme tentar cruzamento e quase acertar o gol.
O Piauí estava mais recuado e só veio responder aos 28 minutos, quando a pelota foi cruzada na área de forma rasteira, Nailson se antecipou da marcação e chegou chutando na rede pelo lado de fora. O Atlético Piauiense não ficou para trás e levou perigo em lance de Rogério Senna, que fez jogada individual pela lateral e chutou rente ao travessão, levando a decisão para os pênaltis.
Penalidades
Atlético Piauiense - Arua (perdeu), Tiagunho (perdeu), Sobral (fez), João Guilherme (perdeu)
Piauí - Anderson Lessa (fez), Tarcísio (fez), Xexeu (fez).