O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária , Fábio Abreu , que é o principal articulador do partido Podemos, afirmou que deu carta branca para que Carpejanne Gomes , vereador eleito em Teresina pela sigla, converse com o prefeito Sílvio Mendes (União Brasil), para discutir ações em benefício de Teresina.

Em conversa com o GP1 nesta quinta-feira (17), o ex-deputado federal explicou que, apesar da sigla integrar a base do governador Rafael Fonteles (PT), o momento é de pensar nas soluções para problemas na cidade.

“Eu sempre costumo trabalhar de forma independente e eu tenho conversado com o vereador eleito pelo Podemos [Carpejanne Gomes] passando essa autonomia para ele. Mas, claro que a gente também mostra quais nossos alinhamentos e claro que estamos com o governador Rafael Fonteles, participamos da composição da campanha do Fábio Novo. Mas, agora temos duas questões: a da presidência da Câmara de vereadores e o nosso posicionamento em relação ao prefeito eleito [Sílvio Mendes]. Em relação à Câmara, estamos considerando exatamente esse alinhamento com o governador Rafael Fonteles e vamos trabalhar dentro dessa perspectiva. Com relação ao prefeito eleito, temos orientado ao nosso vereador Carpejanne que ele converse com o prefeito e que, nessa conversa, discuta-se Teresina, porque a eleição passou. A partir de agora, todos no aspecto de fazer por Teresina, mas sempre mantendo a questão da independência, de observar [a gestão municipal]” informou Fábio Abreu à nossa reportagem.

Foto: Alef Leão/GP1
Fábio Abreu, secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e articulador do partido Podemos

Podemos em Teresina

Fábio Abreu está filiado ao PSD, mas já comanda o Podemos na prática. Em Teresina, o partido comandado pelo secretário conseguiu eleger um único vereador, Carpejanne Gomes. Diante dessa vitória, o chefe da SADA projeta um crescimento ainda maior no partido, a partir de 2026.

“O partido, dentro dessa lógica chamada chapinha, mostrou que consegue fazer um deputado federal e mais deputados estaduais. Esse é o objetivo daqui por diante: escolher nomes que tenham capacidade de votos, porque se eu trago para o Podemos nomes que já são bastante votados tira a expectativa de todos disputarem. Eu dizia sempre na composição municipal de 2024 que não existe em nenhum local capacidade disputa igual como no partido Podemos. Temos que montar um partido que tenhamos condições de disputas iguais”, apontou Fábio Abreu.