O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) indiciou dois membros do PCC identificados como Israel de Assis Damasceno dos Santos e Marciel de Oliveira Costa pelo assassinato de um borracheiro conhecido como Francisco das Chagas Silva dos Santos e pela tentativa de homicídio contra seu genro. O crime ocorreu no último dia 3 de outubro deste ano, na região do Morro do Cuscuz, na Grande Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.

A investigação do DHPP apontou que Francisco das Chagas havia denunciado uma tentativa de invasão a uma residência por parte dos acusados, que, na noite do dia 3 de outubro, logo após terem cometido outros homicídios em sequência na região, se dirigiram à vítima, que estava acompanhada do genro.

Os dois foram baleados; no entanto, o borracheiro Francisco das Chagas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. Já o genro sobreviveu ao ataque.

Acusados foram presos

Em resposta ao homicídio, a Polícia Civil do Piauí prendeu, no dia 4 de outubro, dois acusados de participação nos assassinatos de dois adolescentes na região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. Um adolescente também foi apreendido.

Foram capturados pelas equipes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP): Marciel Oliveira da Costa, Israel de Assis Damasceno e o menor de iniciais J. V. D. R. dos S. O.

O adolescente apreendido na ocasião também foi citado no inquérito policial produzido pelo delegado Robert Lavor e responderá, na medida da lei, por ato infracional análogo a homicídio.