Representantes da Polícia Civil do Piauí e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/PI) interditaram, na tarde desta terça-feira (30) a Clínica Veterinária Popular, em Parnaíba, suspeita de ter realizado o descarte de 20 animais mortos em uma lixeira do Terminal Rodoviário da cidade. Uma equipe da Comissão subssecional de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) também esteve presente durante a ação.
A interdição foi feita durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na clínica, onde foi possível colher alguns dados relacionais aos animais atendidos no estabelecimento, com a coleta de alguns documentos. No local, também foram apreendidos remédios vencidos. As atividades da clínica estão suspensas até regularização às normais ambientais, de saúde pública e relações com o consumidor.
O que chocou a população parnaibana foi a forma que os 20 animais, entre cachorros e gatos, foram encontrados. Alguns deles usavam coleiras e fraldas, o que indica que eram de estimação. Um vídeo registrado por populares mostra o exato momento em que uma sacola cheia de gatos e cachorros são encontrados mortos em uma sacola plástica. Os corpos foram encontrados por um funcionário responsável pela limpeza da rodoviária.
Na ocasião, ele contabilizou pelo menos oito cachorros e 12 gatos, entre adultos e filhotes, ocultados dentro dos sacos de lixo. A suspeita é que uma clínica veterinária tenha realizado o descarte dos bichos.
Diante disso, a Polícia Civil foi acionada e em conjunto com outras autoridades, presta diligências no intuito de identificar os responsáveis.