O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI) informou nesta quinta-feira (25) que não descarta a possibilidade de intervir na clínica veterinária que teria abandonado os corpos de 20 cães e gatos congelados em sacolas plásticas próximo ao Terminal Rodoviário de Parnaíba. O órgão disse que aguarda a conclusão do inquérito policial para tomar as medidas cabíveis.
O caso chocou a população da cidade, que registrou em vídeo o momento em que os animais foram encontrados na manhã de quarta-feira (24). Alguns dos bichos estavam com coleiras e fraldas, o que indica que eram de estimação. Um funcionário do terminal responsável pela limpeza foi quem achou os cadáveres e acionou a Polícia Civil.
A Polícia Civil compareceu ao local e realizou os primeiros levantamentos. A perícia criminal também foi acionada para auxiliar nas investigações. Os indícios apontam que os animais foram descartados por uma clínica veterinária da região, que será intimada a prestar esclarecimentos.
O CRMV-PI encaminhou ofícios para diversas instituições, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Ministério Público do Piauí, o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, a Procuradoria Geral de Justiça, a Polícia Civil, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a 2º Promotoria de Parnaíba, solicitando a investigação dos fatos e dos responsáveis.