O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva deixou a sede da Polícia Federal em Curitiba onde está preso, nesta quarta-feira (14), para prestar depoimento à juíza Gabriela Hardt no processo que apura corrupção e lavagem de dinheiro no processo do sítio em Atibaia. Essa é a primeira vez que Lula deixa sua cela.
Por volta de 9h, apoiadores do ex-presidente se manifestaram na frente da Justiça Federal, onde ele irá depor. Às 14h, os petistas seguiram para a Polícia Federal, para onde Lula saiu escoltado por policiais federais.O primeiro a ser interrogado é o pecuarista José Carlos Bumlai, um dos réus do processo.
- Foto: Daniel Teixeira/Estadão ConteúdoSérgio Moro determina prisão de Lula
É a terceira vez que Lula será ouvido como réu da Lava Jato, a primeira foi em 10 maio de 2017, a segunda vez, em 13 de setembro. Esta é a primeira vez que ele será ouvido como preso e sem o juiz federal Sérgio Moro, que se afastou dos processos para ser futuro ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro (PSL).
Lula sustenta que é inocente, que não existem provas contra ele e que é vítima de uma perseguição política nos processos da Lava Jato. Sua defesa acusa também Moro de ter perdido a imparcialidade nos processos e tenta, sem sucesso, anular os casos.
Condenado em segundo grau no caso do triplex do Guarujá (SP), a pena de 12 anos e um mês de prisão, o ex-presidente também é réu em outro processo em fase final, sobre propinas da Odebrecht na compra de um terreno de R$ 12 milhões para o Instituto Lula e de um apartamento em São Bernardo do Campo usado pela família do petista.
A juíza substituta de Moro, negou um novo depoimento do ex-presidente no processo do terreno do Instituto Lula, e a sentença que pode condená-lo pela segunda vez pode sair a qualquer momento.
Ver todos os comentários | 0 |