Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington diz que 80 respiradores ainda estão retidos em São Paulo

No dia 16 de abril a Justiça Federal havia determinado a entrega imediata dos aparelhos adquiridos pelo Estado, contudo, a empresa ainda não entregou os equipamentos.

O governador Wellington Dias afirmou na tarde desta segunda-feira (04), por meio de suas redes sociais, que o Piauí ainda não recebeu os 80 respiradores adquiridos pelo Estado do Piauí para equiparem leitos de UTIs. Os aparelhos, que são fundamentais para o tratamento mais graves de coronavírus (covid-19), estão retidos na sede da empresa fornecedora, em São Paulo (SP).

Wellington Dias falou que tem travado uma luta diária para conseguir os equipamentos. “Tem sido uma luta diária para conseguir respirador. Esse equipamento, junto com o monitor, são os equipamentos que mais estamos encontrando dificuldade no mercado”, colocou.


O chefe do executivo estadual informou que está em contato com embaixadas de vários países, a fim de garantir a aquisição de mais respiradores. Dentre os países em negociação com o Piauí, estão Canadá e Alemanha. “O Canadá e Alemanha se prepararam para um surto mais elevado, mas o surto do coronavírus deu mais baixo, nós estamos pedindo para que possam ceder [ventiladores] com venda para o Piauí”, declarou.

Em relação aos respiradores comprados que ainda não foram entregues, o governador explicou que a empresa continua se recusando a fazer a entrega, mesmo após ter sido obrigada pela Justiça a entregar os aparelhos, no dia 16 de abril.

“Também ganhamos uma ação judicial e a empresa se nega a entregar, alegando que o governo brasileiro comprou e obrigou a entrega para o Ministério da Saúde e estamos também trabalhando, para que tenha da parte do juiz, como aconteceu com o Ceará, Rio Grande do Norte, outros estados, a aplicação da multa, da penalidade. Nossa procuradoria já recorreu e estamos esperançosos também de ter isso, porque são 80 respiradores que estão dentro do Brasil e que podem chegar para o Piauí e fazem uma diferença muito grande”, reforçou.

Ainda de acordo com Wellington Dias, já está tudo encaminhado para o Estado receber 93 respiradores da China. “A previsão é de sair da China 93 respiradores, uma compra de 30 junto com outra compra de 60 respiradores, pelo Consórcio Nordeste”, destacou.

Por fim, o governador falou sobre os aparelhos que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores nas universidades do Estado. “Ainda ontem nossa equipe esteve em Parnaíba com a Tron, que é a empresa que desenvolveu [os respiradores], a equipe da Universidade Federal ajudando. Então, estou trabalhando todas as alternativas para que tenhamos com isso a condição de seguir com o plano, nós tínhamos um plano de já ter hoje mais de 300 leitos com respiradores e estamos aí em torno de 250, mas queremos seguir trabalhando manhã tarde e noite para garantir a existência desses leitos antes da chegada mais forte do coronavírus”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Justiça libera entrega de 80 respiradores para o Piauí, diz Wellington

Wellington diz que pesquisadores estão desenvolvendo respiradores no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.