Com os sentimentos de “alegria e agradecimento”, descritos pela própria judoca piauiense, foi inaugurado nesta segunda-feira (26), o Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, localizado no bairro Saci, zona sul de Teresina. O espaço tem como uma das metas aliar o esporte à educação, na busca de melhorar o ensino ofertado aos estudantes da rede pública estadual e diminuir a evasão escolar, além de também atender 500 alunos nas modalidades de judô e taekwond.
Em um pronunciamento curto e expondo o desejo de trabalhar pelo funcionamento adequado do local, Sarah Menezes descreveu o que pretende fazer no espaço de esporte e lazer de Teresina, a qual foi homenageada. “A grande importância desse incentivo é para ajudar na formação dessas crianças. A gente vai tentar educá-los, discipliná-los, organizar um pouco o dia-a-dia deles, ajudar na família, dentro e fora de casa, e a integração com outras pessoas também”, declarou a atleta piauiense medalhista de ouro nas Olímpiadas Londres 2012.
- Foto: Lucas Dias/GP1Sarah Menezes
Além de Sarah Menezes, participaram da solenidade de inauguração o governador Wellington Dias; a secretária de educação, Rejane Dias; o coordenador-geral do projeto, Expedito Falcão; além de outras autoridades políticas e do poder executivo do Estado.
Governador destaca importância do Centro
O governador Wellington Dias falou da importância de inaugurar o Centro de Artes Marcias Sarah Menezes, como também ressaltou os planos de novos espaços esportivos no Piauí. “Nós vamos ter aqui inicialmente a perspectiva de ampliação de outras lutas. Isso é um casamento da academia/educação com o esporte. Expedito Falcão e Sarah Menezes têm a ideia de trabalhar a área social, ou seja, poder despertar toda uma capacidade de entendimento da importância da vida, de pessoas com dificuldades, através do esporte. Poder ter algo que possa ter a razão de viver. A garotada, a rapaziada, as moças, os meninos e meninas que tiverem treinando aqui estarão treinando, estarão estudando. Da mesma forma que estamos trabalhando aqui, a ideia é de colocar no Piauí outros centros, como esse. Queremos ter centros intermediários e de alta especialidade, que possam trabalhar desde o treinamento, até a qualificação, como também revelando talentos, para poder rankear no Estado, poder rankear dentro do Brasil, e quem sabe, até atletas do Piauí para o mundo”, declarou.
Expedito Falcão
O técnico da atleta judoca, presidente da Associação de Judô Expedito Falcão, disse que as atividades no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, devem começar a partir desta terça-feira (27).
“Vamos planejar como nós podemos colocar outras modalidades, como o karatê, que também é um esporte olímpico, o boxe, enfim, colocar atividades para que o Centro fique cada vez mais encorpado porque temos várias quadras, ginásios, piscinas públicas, mas não tínhamos nenhum local público destinado para a prática de lutas, então esse ficaria como referência. Além do que, temos também a sala de musculação, na qual poderíamos fazer uma parceria com as federações, para que pudessem mandar os melhores atletas para fazer a parte física aqui”, afirmou.“É de grande importância você trabalhar as lutas dentro da sociedade porque a luta em si é um esporte que preza pela disciplina e pelo respeito. Isso está faltando muito na nossa criançada e juventude, saber seus limites. Nada contra aos outros esportes, mas a luta tem essa peculiaridade dentro do seu dia-a-dia. Acredito que isso vai auxiliar muito o trabalho das professoras na sala de aula, da criança em casa, é uma forma de agregar cada vez mais coisas positivas para essa juventude”, complementou.
Secretária Rejane Dias
A secretária de educação, Rejane Dias, ressaltou durante entrevista a existência de apenas dois centros, como esse do padrão de Artes Marciais Sarah Menezes, como também disse da alegria do Governo do Estado do Piauí em inaugurá-lo, homenageando a atleta piauiense, referência no judô.
“Só têm dois centros como esse, nesse padrão, que é um em São Paulo, e esse em Teresina, no Estado do Piauí. A obra estava inacabada e nós fizemos um esforço muito grande, junto com o governador, conseguimos o recurso e está aí então a realidade. Nossa ideia é de contemplar 500 alunos da rede estadual de Educação, para que os alunos que apresentarem as melhores notas, que não faltarem com frequência, que não repetem de ano, tenham prioridade no atendimento desse centro”, declarou a secretária de educação.
“Estamos muito felizes com essa parceria com a associação de judô que leva o nome da Sarah, esse grande referencial e grande orgulho para nós piauienses, na questão do esporte. Eu não tenho dúvidas que vamos descobrir muitos talentos e avançar ainda mais na melhoria dos indicadores”, finalizou Rejane Dias.
Segundo a secretaria de Educação (Seduc) do Piauí, um dos objetivos do Centro de Artes Marciais Sarah Menezes é diminuir a evasão escolar, através da prática do esporte, além também de atender os pais dos alunos, através da disponibilização de academia. Mesmo localizado no bairro Saci, serão destinadas5% das vagas para a comunidade em geral.
Com investimento de R$ 1.028.103,85 e aproximadamente 1.345 m², o Centro de Artes Marciais dispõe de recepção, sala para atendimento de fisioterapia e psicologia, refeitório, depósitos, banheiros adaptados e ambientes para prática de esportes e musculação, todos climatizados. Além disso, a Secretaria de Educação (Seduc) investiu na revitalização da quadra poliesportiva localizada ao lado do centro, que também será utilizada pelos atletas.
Medalhas de Sarah Menezes:
Campeã dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Bronze nos Mundiais: Rio 2013 / Paris 2011 e Tóquio 2010
Vice-campeã dos World Masters Guadalajara 2016 e Tyumen 2013
Tetracampeã Pan-Americana: 2010, 2013, 2015, 2016
Campeã do Grand Slam de Tyumen 2014
Prata no Mundial Militar Astana 2013
Bicampeã Mundial Júnior: 2008 e 2009
Ver todos os comentários | 0 |