O governador do Piauí Wellington Dias (PT-PI) discutiu a retomada das atividades econômicas em reunião virtual, nesta terça-feira (23), com representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI).
Wellington disse que pretende prosseguir com o Pacto Pela Retomada Organizada – PRO Piauí, que adota protocolos para a flexibilização das atividades comerciais. De acordo com ele, embora a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ainda seja elevada, esse número vem caindo o que indica para uma estabilização dos casos de covid-19.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
“Apesar do ritmo de ocupação de leitos de UTIs ainda ser alto, esse crescimento vem caindo bastante, então estamos caminhando para uma estabilização. Minha posição é de continuar nessa linha de flexibilização gradativa, avaliando sempre os efeitos na rede hospitalar, pois é preferível sair de forma organizada, com protocolos, do que uma saída desorganizada, ou seja, é melhor ter um protocolo a cumprir do que protocolo nenhum”, alertou o chefe do Palácio de Karnak.
Na reunião foi proposto a realização de diálogos com diversos representantes, para que a responsabilidade da tomada de decisão seja dividida e que seja debatido sobre quais segmentos poderão entrar na próxima etapa da flexibilização comercial.
“Isso irá encorajar a uma saída responsável, além de ofertar uma perspectiva de retomada, de esperança no retorno da economia e que possamos, em conjunto, tomar a decisão mais assertiva. Não adianta liberar um segmento se outro segmento conectado ao primeiro estiver fechado”, argumento Dias.
Decreto prorrogado
A 7ª rodada da pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem sobre a propagação do novo coronavírus no Piauí, apresentada nessa segunda-feira (22), mostrou o aumento da taxa de transmissibilidade. Com base nesses dados, além do nível de ocupação de UTIs, Wellington decidiu prorrogar o decreto de isolamento social até o dia 06 de julho.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Zé Filho defende abertura da indústria em reunião com Wellington Dias
Wellington Dias prorroga decreto e mantém comércio fechado por mais 15 dias
Ver todos os comentários | 0 |