O governador Wellington Dias decretou, neste sábado (7), situação de emergência na Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, após a rebelião ocorrida na unidade, na tarde dessa sexta-feira (6).
- Foto: Divulgação/Ascom Secretário de Justiça
O decreto emergencial destinará reforço das forças de segurança pública para garantir a ordem e disciplina no presídio e iniciar, imediatamente, os reparos na estrutura física da unidade, que foi muito danificada com a rebelião.
- Foto: Divulgação/Ascom Daniel Oliveira está em Esperantina
O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, está, desde as primeiras horas da manhã deste sábado, no município de Esperantina, realizando uma vistoria na penitenciária da cidade e dialogando com as instituições.
De acordo com o gestor, já estão em curso, no âmbito da Secretaria de Justiça e da Polícia Civil, investigações sobre o que teria causado a rebelião. A Secretaria de Justiça também já iniciou os primeiros reparos emergenciais no presídio.
- Foto: Divulgação/Ascom Daniel Oliveira
Além disso, o secretário de Justiça tratou com a Defensoria Pública, Ministério Público, OAB e Prefeitura de Esperantina sobre novas medidas em favor da ordem pública no sistema prisional.
Secretaria transfere presos e busca foragidos
A rebelião na Penitenciária de Esperantina iniciou por volta das 13h de sexta (6) e foi controlada às 17h40, quando a Tropa de Choque da Polícia Militar entrou na unidade.
De ontem para hoje, a Secretaria de Justiça transferiu mais de 100 presos de Esperantina para outras unidades prisionais e já iniciou as buscas para recapturar os fugitivos.
Uma equipe de mais de 30 policiais militares e agentes penitenciários está envolvida na operação de recaptura de cerca de 50 presos que ainda estão foragidos.
Ver todos os comentários | 0 |