Neste domingo (31), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) divulgou dados do balanço das chuvas de março e Teresina supera a média de chuvas prevista, marcando um volume histórico em pleno El Niño.
De acordo com informações do professor e climatologista Werton Costa, o período chuvoso no Piauí, nesse mês de março, se deu dentro de uma condição de anomalia positiva, ou seja, de chuva acima da média.
“Cidades como Parnaíba e Ilha Grande exibiram um acumulado superior as 600 mm. Para se ter uma ideia, esse valor de acumulado pluviométrico representa, praticamente, metade da chuva esperada para um ano nas cidades litorâneas. As cidades do Vale do Longá também apresentaram números expressivos acima de 300 mm, um acumulado que representa o maior volume já registrado nos últimos 10 anos", explicou Werton.
O climatologista citou ainda como exemplo a cidade de Batalha, que apesar do volume expressivo de chuvas registrados entre janeiro e fevereiro, atingiu a marca de 500 mm somente nesse mês.
Teresina
O professor Werton também informou que Teresina está dentro das cidades que registraram níveis surpreendentes. “A capital não ficou atrás. Teresina, em várias estações pluviométricas e meteorológicas, obteve resultados superiores a 300 mm. Os dados surpreendem porque o El Niño reduz a chuva no Nordeste.”
Tais volumes não representam somente uma alteração da normal climatológica, mas também o maior volume registrado na capital piauiense nos últimos 15 anos.
Ver todos os comentários | 0 |