O Sindicato dos Policiais Civis Penitenciários e Servidores da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi) denunciou, nesta segunda-feira (31), que dois detentos já morreram vítimas de tuberculose no sistema prisional do Piauí durante o mês de dezembro.
Em entrevista ao GP1, Kleiton Holanda, presidente do Sinpoljuspi, informou que ainda existem outros detentos em unidades prisionais que contraíram a doença e estão em tratamento, além de presos que ainda não foram conduzidos para o Hospital Penitenciário.
- Foto: Lucas Dias/GP1Kleiton Holanda
“Nós temos vários outros detentos que já estavam em tratamento e alguns totalmente isolados que ainda estão com o risco de transmitir a doença no Hospital Penitenciário. Tem alguns presos da Casa de Custódia, do Presídio de Altos, da Major César e da Irmão Guido que precisam ser removidos, então já são várias unidades e podemos dizer que está tendo um surto da doença. O sindicato está averiguando a situação, fazendo visitas nas unidades e vendo as condições em que estão os agentes penitenciários”, informou Keiton.
Presos mortos
O primeiro caso foi registrado no dia 1º de dezembro, na Casa de Custódia, a vítima foi um detendo identificado com Cleiton Marcelo Ramos Pereira, que após contrair tuberculose foi encaminhado para o Hospital Penitenciário, onde morreu.
O segundo caso foi na Colônia Agrícola Major César Oliveira, no dia 21 de dezembro, quando um detento identificado como Francisco Luciano Nunes também contraiu a doença e foi encaminhado para o isolamento do Hospital Penitenciário, onde passou uma semana em tratamento e em seguida faleceu no local.
Sejus
Nenhum responsável pela Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) foi localizado pelo GP1.
Ver todos os comentários | 0 |