O secretário de Justiça do Estado do Piauí, Daniel Oliveira, entrou com Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (29), pedindo a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, na sede da Polícia Federal.
Conforme Daniel Oliveira, que também é advogado, o habeas corpus possui duas teses principais, a primeira que envolve o princípio constitucional da presunção da inocência do ex-presidente petista e a segunda é aplicação da redução da pena.
“A tese principal que consolida no princípio da presunção da inocência e a aplicação da redução da pena, que é a segunda tese principal, que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) fez, sendo que o ex-presidente Lula saia e cumpra a pena em regime semiaberto, como ele já está cumprindo em regime fechado, ele possui o direito a sair imediatamente da carceragem da Polícia Federal”, disse o secretário de Justiça.
- Foto: Cinara Taumaturgo/GP1Daniel Oliveira
O ex-presidente já está preso há mais de um ano, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá, ambos os casos julgados pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).
Na sexta-feira, 26 de abril, o petista concedeu a primeira entrevista depois de sua prisão, que ocorreu no dia 7 de abril de 2018. Os jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas tiveram de ficar a quatro metros de distância do ex-presidente.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lula diz que Brasil é ‘governado por um bando de maluco’
Caso triplex: STJ reduz por unanimidade pena de Lula
Ver todos os comentários | 0 |