O prefeito Firmino Filho assinou, nesta quinta-feira (04), documento que decreta estado de emergência em Teresina por conta das intensas chuvas que têm caído nas últimas semanas. O decreto vai dar maior agilidade burocrática em relação as ações que as Sdus e Defesa Civil possam fazer.
“Nós temos um inverno intenso e longo, começou forte já no mês de dezembro e nós estamos entrando no mês de abril, que esperamos que seja o último mês desse inverno intenso”, afirmou Firmino.
- Foto: Helio Alef/GP1Prefeito Firmino Filho
Firmino destacou ainda o problema com aumento do nível da água dos rios. "As chuvas são intensas e ao mesmo nós temos ao mesmo tempo o rio Poti subindo, vários açudes já estão sangrando, devemos continuar a ter o aumento do rio Poti, temos também o rio Parnaíba que está em estado de atenção, mas também continua subindo e isso dificulta significamente o sistema de drenagem na cidade", declarou.
Firmino já havia esclarecido que três fatores foram considerados para decretar emergência. “Primeiro, temos estação de chuva bastante intensa, basta dizer que nesse mês de abril temos mais de 200 mm na cidade, e olha que o mês de abril é o mais chuvoso e a perspectiva é de que venhamos a ter mais chuvas nos próximos dias, segundo nós temos a cheia do rio Parnaíba e o terceiro fator que é o crescimento do rio Poty, ele está muito elevado e já começa a colocar em risco a população ribeirinha”, disse.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Prefeito Firmino Filho vai decretar estado de emergência em Teresina
Chuva deixa bairros alagados e causa transtornos em Teresina
Teresina supera média de chuva prevista para março em pleno El Niño
Forte chuva deixa ruas alagadas no bairro Parque Sul em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |